O mercado imobiliário é um dos mais seguros, sobretudo para quem pretende investir, e isso é um fato! Imóveis dificilmente perdem valor.
Quem investe em imóveis na planta, normalmente ganha na valorização após as chaves, pois o empreendimento passa a ter maior visibilidade e procura, além disso, outras rentabilidades que vem logo a seguir, como o aluguel, por exemplo.
Paralelo a isso, você pode se questionar a respeito de valorização e rentabilidade em outros investimentos, como, por exemplo, ações na Bolsa de Valores, Fundos de Investimentos, Dólar, etc., que também são interessantes, sem nenhuma dúvida. Porém, bens imóveis têm vantagens que vão além de sua valorização, são bens duráveis e tangíveis, não são especulativos, têm o seu valor definido com base no preço do metro quadrado da região e no custo de construção, e também, são menos suscetíveis a riscos de perda de valor.
Imagine se a valorização do seu investimento dependesse ou oscilasse com base no comentário de um homem no Twitter, isso te parece familiar?
Segundo Global Wealth Report de 2019, realizado pelo Credit Suisse, historicamente, o investimento em imóvel é uma das melhores formas de proteção de patrimônio para enfrentar períodos de inflação e de muitas incertezas, como as que marcaram os últimos anos.
Muito dificilmente um imóvel perde valor, e quem optar em alugar o imóvel pode rentabilizar com algo em torno de 0,5% ao mês, e os valores são ajustados pelo IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado), o que garante um investimento protegido da inflação.
A demanda por imóveis está sempre em alta. Segundo o IBGE, existe um déficit habitacional no Brasil de 5,5 milhões de residências, em contrapartida, a população cresce rapidamente, e o cruzamento desses dados nos apresentam um cenário de extrema demanda. Mais ainda, em cidades-pólo, pujantes, onde à demanda pode ser ainda maior.
A demanda por imóveis vai sempre existir!
Isso porque a população continuará aumentando, as pessoas continuarão casando, se separando, mudando de casas, tendo filhos, a demanda é constante.
Outro ponto importante a ser evidenciado, que impulsiona o mercado imobiliário, é que mesmo com a alta da Taxa Selic, a taxa média de juros para crédito habitacional, tem os menores índices históricos. Dá uma olhada nesse gráfico.
Mesmo com a alta da Taxa Selic, a taxa de juros segue baixa em níveis históricos.
Nos últimos anos também observamos um aumento de investidores em diversos formatos de investimento, o que também é um importante passo para uma consciência financeira do mercado e da população como um todo. A diversificação de carteira é sim, uma excelente alternativa, mas é sempre importante acompanhar alguns dados e indicadores.
No gráfico abaixo podemos observar a evolução dos preços dos imóveis em comparação ao Índice Bovespa do mesmo ano:
Do mesmo modo, quando acompanhamos cenários como esse que estamos vivendo, onde buscamos superar uma pandemia sanitária mundial, muitos mercados foram degradados, e criaram-se cenários de incerteza, é importante observar oportunidades que o mercado esteja oferecendo e comparar dentre as disponíveis, para não simplesmente seguir comportamentos de manada e perder essas oportunidades, pois há muitas no mercado.
Por isso, fique atento às oportunidades, busque, pesquise, informe-se, para que você faça investimentos seguros e cada vez melhores, com empresas que entreguem o que prometem no momento da venda!